#TodosComDavid

#TodosComDavid
Clique e faça uma doação

II Encontro Estadual de Agricultoras e Agricultores Experimentadores\as.

Cerca de 100 pessoas entre agricultoras/es e técnicas/os são esperadas/os para o evento que refletirá sobre o tema: Guardiões da biodiversidade cultivando vidas e resistência no semiárido, que acontecerá na cidade de Tianguá (CE).

O Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA) realizará o II Encontro Estadual de Agricultoras e Agricultores Experimentadores/as, de 25 a 27 de setembro de 2013, no Hotel Serra Grande em Tianguá-CE. É um momento de formação, partilha de saberes e também de dar visibilidade as estratégias desenvolvidas por agricultoras/es na convivência sustentável com o semiárido, inclusive no âmbito da seca prolongada dos últimos anos, reafirmando a importância do papel que exercem e sua contribuição para mudar a percepção de que nesse espaço só há escassez e sofrimento.
Assim, a dinâmica do encontro contará com intercâmbios de experiências, oficinas temáticas, momento de troca de sementes e comercialização de produtos da agricultura, valorizando as potencialidades locais.
De início, o público estimado em 100 pessoas vindas de todas as regiões do Estado, irá à comunidade Lagoa do Américo em Carnaubal-CE, para abertura do evento em um ato simbólico com manifestações de apoio e solidariedade às seis famílias que tiveram suas casas brutalmente destruídas no início do mês.
Voltando à Tianguá, no tocante aos intercâmbios, serão divididos grupos para conhecer as  experiências que envolvem beneficiamento de alimentos, produção a partir de mandalas, sistemas agroflorestais, quintais produtivos; organização comunitária; reflorestamento e criação animal.
            Na noite do dia 26, acontecerá trocas de sementes entre os agricultores\as e comercialização de produtos provenientes da agricultura familiar e economia popular solidária de produtos, além de apresentações culturais da região.
            Também acontecerão oficinas sobre: sementes crioulas, agroecologia e gênero, segurança alimentar, produção, consumo e comercialização, grandes projetos do agronegócio x agroecologia e comunicação popular, que são diretamente ligadas à vivência das/os agricultoras/es experimentadoras/es.
Informações:

Karol Dias – Comunicadora Popular do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido – (88) 9411-9753