#TodosComDavid

#TodosComDavid
Clique e faça uma doação

Campanha "Não Troque seu Voto por Água. A Água é um direito seu!" é tema de filme

FCVSA
Pedra Branca | CE
21/08/2014
“É no direito de viver que eu busco a informação. Educação, Fé e Trabalho, Transformando meu Sertão”, (Dona Caroba, personagem do filme).

Cartaz do filme
O Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA), lança nesta sexta-feira (22), às 20 horas, na quadra esportiva do distrito de Tróia, em Pedra Branca, no Centro Sul do Ceará. O filme que faz parte da campanha “Não Troque seu Voto por Água. A Água é um Direito Seu!”, da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). O curta-metragem, que traz como protagonista a Doba Caroba, faz uma crítica a uma parcela de políticos que se aproveitam do período eleitoral para negociar a compra de votos. O direito à informação e a comunicação como um fator importante para a convivência com o Semiárido também são temáticas abordadas.

De acordo com Fram Paulo, comunicador popular da ASA pelo Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro (CDDH-AC), a ideia é utilizar a arte como instrumento que contribua com a construção do conhecimento para o exercício da cidadania. “Dentro do filme uma sério de outras temáticas são abordadas, como a agroecologia, porque a dona Caroba tem um quintal e sobrevive dele; o direito à informação e a questão de gênero – a personagem principal é uma mulher consciente e que vive seus direitos enquanto mulher e não se deixa dominar pela cultura machista”, ressalta Fram Paulo, responsável pelo roteiro e direção do curta.

"Dona Caroba expressa a determinação e a força que têm as mulheres do Semiárido, convictas de suas ideias. Não se deixam corromper e pensam, acima de tudo no bem comum. A sua capacidade de liderança e  o empenho na defesa dos direitos humanos e da cidadania são características apaixonantes dessa personagem", revela Liliane Carvalho, comunicadora popular da ASA, pela Escola de Formação Política e Cidadania (Espaf) e personagem principal do filme.

Já Rutiele Parente, Comunicador Popular da ASA pelo Instituto Antônio Conselheiro (IAC) e também um dos produtores de arte do filme, avalia que a história contada de forma poética se torna leve, atraente e ao mesmo tempo propositiva. “A história de Dona Caroba é linda, engraçada, dinâmica, muito gostosa de trabalhar, além do apelo político contra a insana compra de votos e da liberdade de livre escolha, traz misticismo, comédia e muita história”, enfatiza.

Bastidores das gravações | Foto: Arquivo FCVSA
Para Alessandro Nunes, da Cáritas Regional Ceará e também da coordenação do FCVSA, a campanha é importante para reforçar e esclarecer as pessoas de que o acesso à água é um direito de todos/as e não um favor de gestores públicos. “As pessoas devem votar de forma consciente, com ética, avaliando os projetos políticos transparentes que garantam os meios necessários para uma vida digna”, disse, ressaltando, que o filme vai contribuir para essa questão.

Dona Caroba - O filme nasceu da peça de teatro O Auto de Dona Caroba, um instrumental de comunicação popular do FCVSA, que utiliza a arte como uma estratégia para contribuir com o fortalecimento da democracia no exercício da cidadania.  

O elenco é composto em sua maioria por Comunicadores/as Populares da ASA, com a participação de moradores da comunidade Tróia como figurantes. A comunidade foi escolhida para a locação do filme por ser uma região bem característica do Semiárido, bonita e que representa bem as belezas do Ceará.
Campanha - A campanha “Não Troque seu Voto por Água. Água é Direito Seu” foi promovida pela ASA em 2012 com o objetivo de alertar, fiscalizar e denunciar os abusos no uso eleitoreiro da água. Na ocasião, a iniciativa convocava as famílias agricultoras, além das organizações que atuam no Semiárido e as Comissões Municipais da ASA dos nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais, e foi encaminhada junto a um ofício à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, solicitando o apoio da entidade para a campanha.

Com a volta da campanha, o FCVSA quer trazer esse debate como estratégia de luta pelo voto consciente. A campanha “Não Troque Seu Voto por Água. Água é Direito Seu” reforça a linha de trabalho educativo, mobilizador e organizacional, articulado por cerca de 3000 instituições da sociedade civil que formam a ASA.

Fonte: ASA