#TodosComDavid

#TodosComDavid
Clique e faça uma doação

FCVSA e CONPAM se reúnem.

FCVSA e Artur Bruno
Alguns integrantes do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido – FCVSA estiveram, nessa manhã, reunidos com o novo secretário do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - CONPAM, o ex-deputado Artur Bruno. A reunião aconteceu na sede do conselho e serviu para que o FCVSA pudesse apresentar um pouco de sua trajetória na construção da lógica da convivência com o Semiárido, bem como aproximar a atuação do fórum com as políticas que serão implementadas durante a gestão de Bruno.

A reunião começou com Cristina Nascimento (CETRA) e Marcus Vinícius (ESPLAR) explicando um pouco da história do fórum e o porque do olhar atento acerca das políticas ambientais “Como trabalhamos com famílias agricultoras, sempre estamos atentos a questão da convivência com o Semiárido, manejo da caatinga e demais ações como a preservação dos biomas; queremos contribuir e participar desse debates” salientou Cristina, com complemento de Jorge (OBAS): “Inclusive o momento é oportuno para que possamos retomar a discussão sobre desertificação”.

Maria Dias, secretária adjunta da pasta da CONPAM que, de acordo com o secretário, poderá em breve se tornar Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, elencou algumas atividades que convergem com as ações do FCVSA como o manejo sustentável que é o trabalho em agroecologia desempenhado com alguns agricultores no estado, ela ressaltou a importância de dialogar com o fórum “pra gente é importante parcerias com entidades da sociedade civil que tenha esse acúmulo de ações acerca de temas próximos a pasta”.

O secretário falou um pouco dos desafios da pasta em avançar em temas importantes, como a regulamentação do Parque do Cocó, gestão das unidades de conservação e educação ambiental “Acho que as entidades da sociedade civil podem ajudar bastante nas ações de educação ambiental que eu acho uma das coisas mais importantes nessa pasta, queremos trabalhar forte nesse viés”, afirmou Artur Bruno. A CONPAM conta, hoje, com três coordenações: Desenvolvimento Sustentável, Educação Ambiental e Biodiversidade e pretende avançar nesses eixos nos próximos anos de gestão.


Outros assuntos vieram à debate como a lei do uso de agrotóxico e a agroecologia, que foi lembrada por Jorge Pinto (OBAS) como debate fundamental para os próximos anos através de um Plano Estadual de Agroecologia. Bruno por fim sugeriu que o FCVSA pudesse estar mais próximo e quem sabe em breve, novas parcerias poderiam surgir para difundir cada vez mais o debate central da convivência com o Semiárido, o secretário também recebeu, da coordenação do FCVSA algumas publicações da ASA e demais materiais refentes a projetos desempenhado por organizações do fórum. 

* Estiveram presentes na reunião; Cristina Nascimento (CETRA), Marcos Jacinto (Elo Amigo), Marcus Vinicius (ESPLAR), Alaílson e Jorge Pinto (OBAS), Rosa Nascimento (Assessora FCVSA), Artur Bruno (CONPAM) e Maria Dias (CONPAM).

Por Alexandre Greco
Comunicador Popular