#TodosComDavid

#TodosComDavid
Clique e faça uma doação

FCVSA realiza encontro estadual



Com o tema “Ampliando a resistência, fortalecendo a convivência”, teve início nesta quarta-feira (4) o Encontro Estadual do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA). O encontro pretende fortalecer a caminhada do fórum na perspectiva de convivência com o Semiárido. Reunindo delegações das nove microrregiões do estado, o evento teve início com uma mística de boas-vindas que lembrou a importância da harmonia entre os quatro elementos da natureza (água, terra, fogo e ar) para o equilíbrio da vida.

Em seguida, agricultores e agricultoras compartilharam suas experiências de convívio com o Semiárido e destacaram o conhecimento como uma das melhores ferramentas para o convívio no sertão.

Alexandre Pires, coordenador do Centro Sabiá, iniciou uma sessão de conversas com o público presente lembrando as conquistas do povo do Semiárido. A autonomia das famílias para trabalhar e garantir o sustento sem depender de patrões foi um ponto enfatizado. Além disso, ele destacou que a mobilização popular é uma questão estratégica para continuar avançando nas conquistas. “Ampliar a resistência é nos manter firmes na nossa capacidade de mobilizar”, disse. Alexandre também colocou a importância da comunicação popular como ferramenta de mobilização e disseminação de conhecimento.

O Encontro Estadual do FCVSA segue até sexta-feira (6) na Casa Cordimariana de Encontros e Retiros de Caucaia.

 










por Evelyn Ferreira
Comunicadora popular