#TodosComDavid

#TodosComDavid
Clique e faça uma doação

FCVSA se reúne com secretário de Recursos Hídricos do Ceará



Na última terça-feira, 24, representantes do Fórum Cearense pela Vida no Semiárido (FCVSA) reuniram-se com o secretário de recursos hídricos do Ceará, Francisco José Coelho Teixeira. O objetivo da reunião era apresentar o fórum e suas respectivas atividades, além de fortalecer laços com as secretarias estaduais.

 O presidente do Esplar, Marcus Vinícius de Oliveira, destacou o trabalho que vem sendo feito pelo fórum com as cisternas de placas no Semiárido e disse que já foram construídas 1.200.000 cisternas nos estados que compõem a rede Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Rosa Nascimento, assessora pedagógica do FCVSA, afirmou que a preocupação do fórum é de garantir a autonomia das famílias agricultoras com água e sementes para possibilitar mais qualidade de vida às famílias. 


 Segundo o secretário, é importante fazer reuso de água para poupar os recursos hídricos na capital e no interior. “Essa seca está demonstrando que ninguém pode perder uma gota de água”, disse. Francisco Teixeira também defende a disseminação de barragens subterrâneas porque, ainda de acordo com o secretário, a água retida nesse tipo de tecnologia consegue ser mantida por mais tempo. Ele afirmou ainda que iria estudar uma parceria com o governo do Estado para fazer mais barragens subterrâneas no Ceará. 


Ao final da reunião, o secretário recebeu publicações da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA). Além da Secretaria de Recursos Hídricos, o FCVSA também se reuniu com o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM).



 Por Evelyn Ferreira
Comunicadora Popular