#TodosComDavid

#TodosComDavid
Clique e faça uma doação

Rede Cáritas Ceará lança campanha para reflexão sobre as causas da crise hídrica no Semiárido

A Rede Cáritas Ceará lança a Campanha Água Nossa de Cada Dia para discutir com a população cearense, das cidades e do campo, sobre o direito à água. O intuito é problematizar o seu uso como mercadoria em detrimento do uso como bem público, dentro do modelo de desenvolvimento econômico em que vivemos, e os caminhos possíveis do uso sustentável da água a partir da compreensão e da relação de convivência com o nosso clima Semiárido. Além disso, a campanha também quer compartilhar experiências e saberes, desfazer estigmas e sensibilizar olhares para compreendermos os reais problemas que nos cercam sobre o uso da água. 

Pontapé
Durante as próximas semanas a Campanha vai lançar materiais para incitar a discussão. A primeira é: ÁGUA PARA QUEM? Por que escassez para uns e garantia para outros? 


Na região dos perímetros irrigados da Chapada do Apodi, por exemplo, famílias que moram próximas à barragem do Figueiredo (construída para, dentre outros objetivos, garantir a irrigação dos perímetros) sofrem constantemente a falta de abastecimento de água. As propriedades do agronegócio, no entanto, usam a água em abundância para a irrigação das lavouras com a técnica que mais consome: a do pivô central.

Como grandes consumidores de agrotóxicos, além do desperdício de água, o agronegócio contamina as águas superficiais e subterrâneas da região com a utilização do veneno. No Brasil, mais de 1.500 tipos de agrotóxicos são usados nas lavouras envenenando a comida que vai à nossa mesa. Essa quantidade representa uma média de 5,2 litros de agrotóxicos consumidos por ano por cada brasileiro. E saiba! O Ceará facilita o uso dos agrotóxicos dando uma isenção de 100% sobre os impostos cobrados pela entrada do produto no estado.

Para saber mais
Os detalhes da Campanha você encontra no site da Cáritas Ceará, no link: http://ce.caritas.org.br.s174889.gridserver.com/2015/04/08/1316/

Em breve a Campanha terá um site especial com leituras de referência sobre o tema, ações de convivência com o Semiárido pautadas no uso consciente e sustentável da água e com todos os materiais da campanha disponíveis para download gratuito. 

Você também pode encontrar mais na fanpage da Rede Cáritas Céara: facebook.com/CaritasRegionalCeara.  

Apoie nossa Campanha!
Divulgue, compartilhe e ajude a pensar sobre os caminhos para a segurança hídrica a favor da vida.